O governador Romeu Zema (Novo) usou as redes sociais nesta segunda-feira (18) para anunciar a liberação de recursos para a saúde do estado. O convênio anunciado após assinatura de termo com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, prevê o repasse de R$196 milhões do Governo Federal.
Segundo o governador, as medidas vão beneficiar cerca de um milhão de pessoas no estado, em áreas como prevenção, controle de epidemias, atenção hospitalar e saúde mental.
Do total de recursos, R$ 4 milhões serão destinados às 18 cidades atingidas pelo rompimento da Barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. De acordo com a postagem, o dinheiro vai ser usado para “garantir suporte à população local, com atendimento na área de saúde mental, com assistência psicológica àqueles que vivenciaram o desastre ou tiveram amigos e familiares mortos e desaparecidos. Também haverá investimento em reabilitação e reinserção social”.
Zema ainda comentou na publicação sobre a dificuldade de lidar com a questão das barragens no estado:
“Não é fácil lidar com a questão das barragens, principalmente sendo a mineração uma atividade tão relevante para a economia do Estado, mas seguimos buscando uma solução que equacione a garantia da segurança das pessoas e a viabilidade da atividade econômica que levamos até no nome do nosso Estado,” destacou.